Carregando...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Algodão e Obama

O mapa abaixo mostra a correlação entre as plantações de algodão de 1860 nos Estados Unidos, com os resultados das últimas eleições nesse país.


Cada ponto preto no mapa representa 2000 sacos de algodão. O polígonos em vermelho representam os condados onde McCain foi vencedor e os azuis os quais Obama foi vencedor (a variação na saturação quantifica as diferenças).

Observa-se a seguinte correlação: nos condados onde a concetração de plantações de algodão eram maiores (maior densidade de pontos pretos), nesses condados Obama obteve a maioria dos votos. Ok, isso foi apenas uma descrição.

A ligação destes dois mapas não é casual, mas sim correlacional.

Isso está fortemente relacionado ao fato que as plantações de algodão em 1860 nos E.U.A. eram responsáveis por grande parte da massa de trabalho de origem escrava. Ou seja, maiores plantações, maior o número de escravos. Os reflexos dessa época podem ser observados nos resultados da eleições de 2008 para a região em análise. Nas regiões aonde os habitantes afro-americanos representam a maioria da população, Obama obteve a maioria dos votos. Aproximadamente nessas regiões era aonde se encontravam as maiores plantações de algodão, e consequëntemente onde habitam o maior número de escravos de origem africana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário