Carregando...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cartografia nD

Um assunto que tem se falado bastante nos últimos tempos é em cartografia 3D, 4D e até 5D (sim, acreditem!). Essa tendência envolve essencialmente 2 fatores:

  • Novas necessidades que engenheiros e arquitetos têm para com o desenvolvimento de soluções e projetos cada vez mais inovadores e com custos cada vez menores;
  • Tecnologia atualmente presente nos programas de modelagem e desenho (como programas CAD e SIG).

Porém, uma pergunta publicada no site V1 Magazine me chamou a atenção... A cartografia em três dimensões seria um luxo ou uma necessidade? (leia o artigo completo The Use Of 3D Visualization In Planning And Design—Is 3D A Luxury Or A Necessity) Isso por uma simples razão... dados espaciais em apenas duas dimensões já são relativamento caros, e agora imaginem isso em 3D, ou 4D... e até 5D? Será que os benefícios iriam justificar os custos?

Provavelmente, devido a esse custo ainda elevado, muitas empresas usuárias de dados espaciais ainda se intimidem face às vantagens oferecidas pela visualização desses dados em 2D+nD dimensões. Contudo, empresas desenvolvedores de plataformas de desenho e modelagem já preveem a inversão do cenário atual. Um cenário onde todo o projeto seria feito em 3D, executado e no final documentado em 3D para futuras intervenções. Tais empresas, como a AutoDesk, prevêem esta evolução num futuro não muito distante (leia esse post do blog GeoDrops do Portal MundoGeo para  saber mais a respeito dos últimos lançamentos da AutoDesk).

Outro exemplo, de soluções que convergem para esse cenário multidimensional da cartografia, é a empresa de origem holandesa/sueca 4Sight. A 4Sight propõe uma plataforma interativa em 3D e 4D, ainda com a possibilidade de integração de uma dimensão adicional chegando aos incríveis 5D (apenas para discriminar: 3 dimensões do espaço, uma dimensão temporal e uma dimensão de informação, como, por exemplo, a modelagem de tráfego de veículos).  Para saber mais a respeito da 4Sight leia o artigo completo Spatial Developments in 3D, 4D and 5D publicado no site GEO Informatics.

 Visualização de um trecho do projeto da estrada N302,  próximo da cidade de Harderwijk nos Países Baixos, associado à uma simulação de tráfego 

Soluções em cartografia nD (ou multidimensional) já existem, porém, quem em no nosso país atualmente está disposto a pagar por ela?

Fontes:  [Imagem 1] [Imagem 2] [Spatial Developments in 3D, 4D and 5D] [The Use Of 3D Visualization In Planning And Design—Is 3D A Luxury Or A Necessity] [AutoCAD 2010 vem aí]

Nenhum comentário:

Postar um comentário